Às margens do Rio Araguaia, Saúde e NASF realizam 6° Encontrão da Saúde em Alto Araguaia

Por Marcos Cardial | Assecom / AIA

Um dos cenários naturais mais belos na área urbana do município de Alto Araguaia (415 km de Cuiabá), a orla às margens do Rio Araguaia no Bairro Beira Rio, foi o local escolhido para realização do 6° Encontrão da Saúde, realizado nesta quinta-feira (25). A ação, parte das atividades realizadas pelo Projeto Geração Saúde realizado diariamente nas unidades básicas de saúde, é coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) por meio do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF). A iniciativa faz tanto sucesso que foi premiada em Cuiabá durante o XXII Encontro de Secretarias Municipais de Saúde do Estado e foi classificado para etapa nacional em julho próximo em Brasília.

O Projeto Geração Saúde tem como proposta descentralizar as atividades, estimular a mudança de hábitos, levar descontração e interação entre os membros. A iniciativa tem mudado a rotina de muitos moradores atendidos pelo sistema de saúde municipal por conta da inclusão de exercícios físicos na rotina diária e a inclusão de uma alimentação mais saudável por meio de palestras e orientações.

A iniciativa vem obtendo resultados significativos nos indicadores de saúde no município. As atividades trazem benefícios como perda de peso e porcentagem de gordura corporal, redução da pressão arterial, do diabetes e do colesterol, diminui o estresse, aumenta a expectativa de vida e evitam o surgimento de doenças. Recentemente firmou parceria com a Justiça do Trabalho, o que possibilitou a entrega de 100 pares de tênis aos participantes visando garantir ideais condições para prática dos exercícios.

No Encontrão realizado nesta quinta-feira, os participantes desenvolveram as atividades físicas tendo o Rio Araguaia como pano de fundo e utilizaram o espaço da orla que está em construção na localidade. Ao final, os participantes receberam porções de salada de frutas. Teve ainda orientações sobre prevenção à dengue. A NASF define nos próximos dias a data e local da 7ª edição do Encontrão da Saúde.

AS ATIVIDADES NAS UNIDADES DE SAÚDE - As atividades físicas do Projeto Geração Saúde ocorrem em cada unidade de saúde. Às segundas-feiras é na Unidade Básica de Saúde Vanessa Welter, no Bairro Nossa Senhora Aparecida. Na terça-feira no PSF Gair de Barros, no Bairro Gabiroba. Às quartas-feiras no PSF Ondino Rodrigues de Lima, no Bairro Aeroporto, e às quintas-feiras no PSF Manoel Marques de Souza, no Bairro da Cohab. Os moradores interessados em integrar a iniciativa devem procurar a unidade de saúde mais próxima da residência.